quinta-feira, 9 de março de 2017

Poema inédito de Júlia de Carvalho Hansen

Júlia de Carvalho Hansen nasceu em São Paulo, em 1984, e morou e viveu em Lisboa, onde foi fortemente influenciada pela poesia portuguesa.
Tem poemas, leituras, vídeos e entrevistas publicados em blogs e revistas como a Escamandro e a Modo de Usar & Co.
É autora dos livros “Alforria blues ou Poemas do destino do mar”, “Seiva, veneno ou fruto” e “Cantos de estima”.
Abaixo, um poema inédito de Júlia publicado recentemente em sua página pessoal no Facebook.

(Foto: Ilana Lichtenstein)




De madrugada meu pai me enviou um poema 
e sonhou com a minha bisavó que gostava de plantas e o marido criava cavalos 
minha avó morreu nas minhas mãos 
minha avó tinha ouvido absoluto 
minha mãe tem fobia de encontrar um bloco de carnaval no meio da rua 
já meu irmão se incendiou 
e minha sobrinha faz planejamentos de organização dos brinquedos 
hoje é aniversário da minha tia
minha irmã trata muito bem pessoas que não são loucas o bastante 
meu tataravô morreu queimado pelo fogo que ele mesmo ateou e voltou pelas suas costas 
há quem venha de Aruanda
e meu marido vai pras ilhas Maurício 
meus padrinhos mudaram ontem para o Brasil 
meus amigos vão ter uma filha 
dia desses leram meu livro descendo o Amazonas 
meu professor tem se transformado 
muitos dos dias tem me escrito 
as pessoas 
todos os dias me procuram 
 meu amigo terminou seu disco 
meu amigo saiu do grupo 
meu amigo vai lançar seu livro 
meu amigo conseguiu um emprego 
e só os céus sabem como ele é miserável agora 
minha amiga comprou um apartamento e não sabe onde vai viver 
minha amiga vai cantar na Bélgica 
e não sei bem quando a minha amiga volta da Polônia 
minha amiga está novamente apaixonada por ela 
uma menina que conheço deu um basta no ex-machista e eu torço pra que não voltem 
enquanto meu amigo tem feito cerâmicas com fogo pra impedir que o luto avance sobre ele 
em cima da mesa do escritório meu sogro está em Goa, em Angola, nas fotografias 
meu irmão está em Belém 
 minha amiga saiu do retiro e marcou de ler seu mapa 
 vamos nos encontrar pra tomar qualquer tipo de chá 
meu amigo contou que sua filha viu unicórnios entre os emojis usados no seu celular e disse que o ama papai
eu mesma escolho bem as minhas figurinhas 
meu sobrinho está quase adolescente 
meu sobrinho tem uma namorada de nome sabedoria 
minha sobrinha entrou na faculdade 
meu avô comia ovo todas as manhãs como eu que hoje não comi e fiquei mau humorada 
meu avô era pai de santo livre como ninguém 
e eu herdei muita coisa 
mas meu mau humor é algo que não desejo (a quase) ninguém 
neste momento mesmo alguém que conheço deve descer em Santa Apolônia 
e pensar que a vida é tão difícil mas essa luz sem conhaque a nitidez dos dias
ilumina 
não sou ninguém 
sem eles e com eles 
sou alguém a estar neles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário